O ozônio na produção de alimentos tem se destacado pela sua versatilidade de aplicações que vai desde o controle de pragas até a conservação dos alimentos. A palestra apresentará como o ozônio vem sendo aplicado na indústria de alimentos e os impactos na produtividade e lucratividade nos processos de produção. 

Nos últimos anos, em resposta às exigências dos consumidores para aditivos “mais verdes”, a indústria de alimentos tem procurado utilizar alternativas cada vez mais saudáveis, eficientes e ambientalmente corretas em seus processos de fabricação.

Diante deste cenário, a multifuncionalidade do ozônio o torna um promissor agente no processamento de alimentos. Natural e barato, o gás não deixa resíduos, não altera a composição nutricional, melhora cor, sabor e aroma da maioria dos alimentos, e o único resíduo gerado é o oxigênio, tornando-o um aditivo extremamente seguro. Em particular, O FDA (Food and Drug Administration) e o USDA (US Department of Agriculture) já regulamentaram o uso do ozônio em ambientes e diretamente em alimentos.

A aprovação resultou no aumento do interesse da indústria em aplicações pelo mundo. Como poderoso oxidante, o ozônio é usado de diversas formas:


  • Tratamento de água.
  • lavagem e desinfecção de equipamentos.
  • Lavagem de ambientes e tubulações.
  • melhoria da qualidade do ar em áreas de armazenamento e processamento de alimentos.
  • aumento de tempo de prateleira de frutas, vegetais, carnes, peixes e frutos do mar.
  • controle microbiano em especiarias, grãos, farináceos, frutas desidratadas e sucos.
  • Inseticida natural, pode ser utilizado em áreas onde inseticidas convencionais não são permitidos, eliminando insetos em alimentos e ambientes, pois atinge todas as fases de vida (ovos, larva, pupa e adulto), ou seja, um excelente substituto do gás fosfina.



Preencha abaixo para confirmar sua inscrição!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

2019@ Max Consulting ltda.

Av. Dom Luís, 807, 21º andar, Meireles

Fortaleza - Ceará | (85) 4141-3385